Evolução, criatividade e instalações


No que se diz respeito à noção do que é vida, um conceito que é importante ser abordado é o da evolução. A evolução tratada na teoria da seleção natural proposta por Charles Darwin, se da por processos “aleatórios” que ocasionariam mutações e posteriormente, seguindo os critérios da seleção natural, sobreviveria o organismo que desenvolvesse uma mutação que melhor se adequasse ao meio.
A biologia contemporânea, segundo o cientista Lynn Margulis, considera que a teoria proposta por Darwin já se encontra obsoleta. Lynn não entende a evolução como uma busca por adaptação ao meio, por considerar que tanto o meio como os organismos estão em constante modificação em busca da criatividade.
Usando algoritmos genéticos, podemos aplicar os princípios evolutivos em sistemas artificias, assim, simulando os mecanismos de seleção natural, como por exemplo, as mutações aleatórias. A implementação de algoritmos genéticos incorpora mecanismos biológicos como crescimento, procriação, mutação e adaptação.
Dois exemplos que posso dar trabalhos de bioarte que conversem com os conceitos de evolução são:
  • Galápagos, de Karl Sims de 1997, uma instalação interativa que possibilita a visualização do mecanismo darwiniano da evolução, a seleção. A instalação possui doze monitores dispostos em semicírculo, onde cada um exibe um organismo virtual. O espectador escolhe uma criatura de acordo com suas preferencias, colocando o sensor em frente ao monitor correspondente. O algoritmo passa por operações randômicas e onze descendentes aparecem nos monitores restantes. As gerações tendem a ficar progressivamente mais complexas.

  • SonoMorphis de Bernd Lintermann de 1999. Os visitantes ao interagirem com a obra induzem a geração de novos corpos biológicos baseados em algoritmos genéticos que são colocados em rotação permanente com sons gerados por processos randômicos. O usuário pode selecionar um entre seis mutações possíveis, que se torna base para outras variações. A interação com a instalação acontece no espaço real e ao mesmo tempo na internet, sendo que a intervenção em um dos espaços exerce influencia no outro.

0 comentários:

Postar um comentário